terça-feira, janeiro 25, 2005

Release da Tarja Preta Tour

A Revista Tarja Preta é uma publicação independente editada no Rio de Janeiro que traz trabalhos da nova e velha safra do quadrinho underground nacional. Já passaram por suas páginas Schiavon, Elenio Pico, Arnaldo Branco, Johandson, Leonardo, Dúnia, MZK, Allan Sieber, Juca, Zé Colméia, Gustavo Goose, Rubens Watanabe, Donida, Danilo, Vinicius Mitchell, Flávio Flock, Daniel Paiva, Calçado, Daniel Lafayette, Pedro de Luna, Fábio Zimbres além de ensaios fotográficos e reportagens com Manu Chao e Mr. Catra.

Lançada em Abril de 2003 a Tarja Preta - já no seu terceiro número - é uma das responsáveis pelo novo levante do quadrinho nacional noticiado em veículos como a Folha de São Paulo e orgulha-se de ser a revista com maior número de páginas (72) e menor preço (R$2,00) de sua geração. Para divulgar a revista pelo Brasil decidimos realizar várias turnês no ano de 2005, sendo a primeira pela região sul, começando no Rio de Janeiro e viajando para Porto Alegre onde participaremos do V Forum Social Mundial, realizando eventos em Curitiba, Florianópolis e São Paulo no caminho de ida e volta. Esse turnê a bordo do singelo Tarjamóvel é tripulada por Matias Maxx e Juca (editores da Tarja Preta), o DJ Castro (do grupo Quinto Andar de Niterói-RJ) e o MC Mateus Pinguim.


DJ Castro é fundador do grupo Quinto Andar. Era DJ da festa Zoeira, responsável por revelar os novos talentos do rap carioca numa coletânea na revista Trip em 2001, onde dividia uma faixa com o Rapper De Leve. Já foi DJ da dupla Black Alien e Speed e atualmente também toca com B.Negão, De Leve e A Filial. Nas suas discotecagens é responsável por introduzir o Dancehall/Ragga e o Funk em pistas então dominadas pelo Hip-Hop. Já se apresentou em festivais como o Rock in Rio, Free Jazz, Tim Fest e Coca-cola Vibe Zone além de excursionar por diversas cidades como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Vitória, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Aracajú e outras menos conhecidas. Em 2004 sua parceria com o rapper De Leve rendeu o disco "Estilo Foda-se".

MC Mateus Pinguim vem chamando atenção das pessoas com seu rap que faz uma mistura de funk, dub, reggae e raggamuffin`. Enquanto seu primeiro disco (em fase de finalização) não é lançado podemos ouvir o seu EP-Demo na Internet (www.tramavirtual.com.br/artista/mateus_pinguim), além da coletânea de rap da grife Agacê e outra coletânea editada no México.

Matias Maxx é fotografo, jornalista e editor da revista Tarja Preta. Já publicou na Showbizz, Veja, VIP, CMJ, Trip e diversos jornalis. Através de sua produtora independente a Tarja Preta produziu e dirigiu os videos “Operação Free Jazz” (Res Fest – 2001), “Apartamento 206” (2º Santa Maria Cinevídeo – 2003, Mostra Cineanima de Belo Horizonte – 2003), “No a La Guerra” (Mostra do Filme Livre – 2004), "A Batalha do Real" (premiado no Cine Esquema Novo 2004 - Porto Alegre), "Bonde do Brejo - Engolindo Sapos " (Animamundi 2004 - RJ e SP, 3º Santa Maria Cinevídeo - 2004, RS) e o inédito "Dominação Bizarra" além dos videoclipes “Ontem eu Sambei” (Wado), “Monstros L.A.P.A.” (Inumanos) e “Eu te amo” (mim) exibidos na MTV, também fez câmera do curta "Supertisção" (Curta Cinema 2004) de Allan Sieber, sobre um dia na vida da família de Paulo Cesar Peréio. Atualmente trabalha incansávelmente em editar, divulgar e distribuir a revista Tarja Preta que terá quarta edição lançada em Fevereiro.

Juca é jornalista, cartunista e co-editor da Revista Tarja Preta. É autor da tirinha e do Blog "Pilha Errada" (blogdocajus.blogger.com.br) e "Monteiro o porteiro do puteiro" dentre outros adoráveis personagens, também é colaborador das revistas Dynamite, Mosh e Selection, do informativo do Circo Voador e do site do Instituto Virtual dos Fármacos - RJ. Estreou no ramo da animação em 2003 desenhando sozinho todos os (poucos) quadros de "Apartamento 206" seguindo o criterioso manifesto Dogma 1,99. No ano seguinte foi a vez da fábula "Bonde do Brejo" que foi exibido nos festivais Animamundi, Santa Maria Cinevídeo e Res Fest. Também trabalhou na equipe de finalização do curta "Santa de Casa" de Allan Sieber. Como DJ foi responsável pela noite de encerramento do 26º ENECOM em Fortaleza.

Contatos: Matias Maxx - 2538-9108/9976-8997 - matias@cucaracha.com.br
http://www.cucaracha.com.br/tarjapreta

Nenhum comentário: