terça-feira, fevereiro 22, 2005

Jornada Selvagem



No editorial da Tarja Preta #4 eu pretendia falar alguma coisa sobre jornalismo Gonzo de qualquer jeito... Ele tem uma bela parcela de culpa na nossa viagem pro Sul, "Medo e Delírio em Las Vegas" tava nos antecedentes culturais de todos nós. Quando nos jogamos na estrada estávamos assumidamente influenciados pelo espírito do livro, a época e o cenário são outros, mas os objetivos o mesmo, a mesma procura inconsequente pelo que o Thompson chama de "sonho americano" e a gente pode explicar como chegar ao topo fazendo pouco esforço e se divertindo de montão.

A gente tá preparando umas vinte páginas de textos meus, uma reportagem em quadrinhos da viagem feita pelo Juca, alguns quadrinhos do Daniel Paiva sobre o Fórum Social e vários cartuns e tirinhas que bolamos juntos, na estrada ou nos cafofos que ocupamos. Essa vertente do jornalismo gonzo em quadrinhos foi algo que a gente sempre procurou desde a primeira edição, o que faltava eram pautas. Engraçado que a gente tenha tido de fazer a nossa própria história pra inaugurar essa fórmula.

Um monte de gente acha que Gonzo é só escrever chapado e truncado, mas "Medo e Delírio..." não é só a descrição da maleta cheia de drogas que aparece no verso de todas as edições do livro que já vi. O estilo do cara ia muito além disso, as colagens de depoimentos e reportagens mais a narrativa do cara é o que pegava, ele tinha a manha pra te conduzir dentro do assunto, simplesmente porque ele vivia o que escrevia, mantinha uma respeituosa cumplicidade com o tema abordado. Numa hora ele coloca a sábia voz do povo recheada de asneiras e gírias, noutra descreve ou sampleia reportagens de jornais ou discursos de autoridades que de tão anatagônicas e reacionárias são um show de humor a parte. O cara tinha a manha de descrever com naturalidade toda a escrotidão dessa bélica e consumista sociedade americana, e melhor ainda, sendo ele mesmo um gringo patriota e colecionador de armas.

Ter se matado foi uma puta sacanagem, se tava cansado dos EUA podia ter vindo pro Rio, imagina só, ia ser tipo um Roonie Biggs ou esses gringos que tu vê em Santa Tereza que conhecem todas as bocas e bandidos. Mas acho que ele já fez umas cagadas por aqui no passado e por isso perdeu o visto definitivamente.
A beira do fim do mundo (como diz o Schiavom, o "Mad Max é pra já!") a gente perde um puta aliado. Uma puta cabeça pensante na terra de Jorge Buxa!

É galera... o fim está próximo! Depois não digam que não avisei.
Pelo menos quando chegar nossa hora a cobertura gonzo do inferno já deve ser best-seller...:)

Nenhum comentário: