quinta-feira, maio 26, 2005

Tarja Preta faz Programa!



A partir do dia 2 de Junho de 2005, insaciáveis nos nossos planos de dominação mundial ocuparemos a rádio interferência (FM 91,50hz) toda quinta feira as 18h para transmitir ao vivo para os bairros de Botafogo, Urca, Flamengo, Copacabana e (reza a lenda) parte de Niterói o programa TARJA PRETA.

Ontem, na festa de reinauguração da rádio, eu e o Juca fizemos uma breve session do que pretendemos colocar na rádio: "Cara de Cavalo Encontra De Leve" e "Melô da Bandeira" (Quinto Andar), "O Som da Moda" (Acabou La Tequila), "A Musa" (MC Aori/Iky'x'Tape) e "Tarja Preta" (Wado). Além de som underground nacional, a gente deve botar também Ragga e Dub jamaicano e outras coisas que a gente curte de rap, rock e reggae. Também pretendemos trazer convidados e entrevistas, assim que arrumarmos um microfone decente, porque o da Rádio tá brabo... Também vamos tentar sortear revistas, entradas pra festas e outros brindes.

Baseada na Escola de Comunicação da UFRJ, no campús da Praia Vermelha a Interferência é uma rádio livre fundada em 1989 e que depois de várias reformulações, fechamento pelas autoridades e abandono volta a ativa nesta semana com programação totalmente nova.

Aproveito para fazer uma breve pesquisa quanto ao alcance da rádio, se você mora no Lado B da Zona Sul do Rio (que é como eu chamo os bairros da ZS que ao invés de praia tem a Baía de Guanabara) ou em Niterói, po rfavor tentem sintonizar a rádio e deixem aqui seu comentário com o resultado. Lembrando que ela só funciona das 8 as 22h, e fora desse horário, fim de semana e feriados fica rolando vinhetas velhas ou algum CD em Loop. Certamente vai ser alguma coisa diferente do que você costuma ouvir no rádio.

terça-feira, maio 17, 2005

Antiproibicionismo Já!

Segue ai um texto do nosso colaborador prêmio revelação, Daniel Paiva - autor do manifesto em quadrinhos "De Volta as raizes" estrelada por ninguém menos que Pateta e Mickey na quase esgotada segunda edição da Tarja Preta. O texto diz respeito à marcha pela legalização da maconha que rolou no Domingo dia 8 de Maio:



Marcha pela legalização da Maconha

Cheguei por volta das 5 e meia no arpoador, uma hora depois do que estava marcado (como diz o sábio Matias Maxx “não dá pra exigir pontualidade da classe”) e vi ao longe a passeata saindo. Algum transeunte que andava pelo calçadão comenta: “ih alá, movimento basta?” mas se corrige logo depois: “ih não! É basta de guerra às drogas!” se referindo à grande faixa que vinha na comissão de frente do pessoal do MNL (Movimento Nacional pela Legalização). Me juntei à passeata que este ano contava com umas cento e poucas pessoas, muito mais que a do ano passado que contou com mais imprensa do que participantes.

Os gritos de ordem estavam muito politizados: “ô deputado, toma vergonha, legaliza a maconha” e “basta de morte, basta de prisão, queremos já a legalização” eram os únicos e foram gritados à exaustão. Faltou o pouco de fanfarronice que caracteriza o movimento! Tentei puxar um “você aí parado também fica chapado” que provocou risos nos que estavam em volta mas não foi acompanhado. Também não rolou o “experimenta, experimenta!” do ano passado. Parecia que havia um certo medo de fazer “apologia” e o politicamente correto imperava. O mais divertido foi o já clássico “eu sou maconheiro com muito orgulho com muito amor!” Mas só.

Como sempre a marcha terminou no posto 9 para uma “ação direta”. Mas dessa vez a organização foi esperta e preparou um luau por lá, o que chamou muito mais gente do que a marcha propriamente dita. E foi só nesse momento que chegou o ilustre Matias Maxx, um verdadeiro astro do movimento canábico carioca, posando para vários fotógrafos com sua bandeira do Capitão Presença e fazendo jus à sua máxima: “não dá pra exigir pontualidade da classe”. Mas ação direta dá pra exigir! E o Matias como boa identidade secreta do Cap. Preza salvou o dia mais uma vez.

Daniel Paiva


Links:

Psicotropicus
Centro de Mídia Independente

quinta-feira, maio 05, 2005

O Invencível Mãos Trocadas






Quando eu conheci o Schiavon, ele tava redesenhando umas histórias velhas para por no site da Tonto, eram histórias sobre a origem do Mãos Trocados, que começa como lutador, fecha pacto com o capeta, entra pra polícia e finalmente vai pro Rio de Janeiro liderar o tráfico de drogas. Anos depois, na festa ADM 10 anos no Rio ele me presentearia com o clahamaço com essas histórias.

Hoje, depois de passar cerca de um ano mergulhado numa readaptação do game GTA 3 inspirado na série de sucesso na TV "Turma do Gueto"(com direito ao Frotinha, além do João Kleber e Sério Malandro) Schiavon resolveu mergulhar de vez no sonho de todo desenhista de HQ - produzir uma animaçao. A escolha do roteiro foi obvia, a história do Invencível Mãos Trocadas.

"Eu já resedenhei essa porra tantas vezes... Conheço essa história melhor do que qualquer coisa..." admite o genial desenhista. A produçaão é por conta da Oll Dog Company Films. A história está sendo redesenhada digitalmente pelo Schiavon, e conta com cores do MZK, animações 3D do Turcão, Edição do Fê e cenários do Rubens Watanabe. O objetivo é vender o desenho em VCD com distribuição em bancas.