quarta-feira, setembro 27, 2006

5/10 - Expo André Dahmer



"Conheci o trabalho do André Dahmer na internet, esse catálogo telefônico com status de Bíblia. Até então (2002), achava do meio aquilo que o Millôr Fernandes dizia nos anos 60 da então incipiente aldeia global: "Praticamente todas as teorizações filosófico-políticas já tinham sido feitas há 2.000 anos, na Grécia. Os grandes meios de comunicação foram inventados quando ninguém tinha mais nada a dizer". Vi que com as tiras dos Malvados, Dahmer tinha algo a dizer, diariamente, e com um senso de humor absolutamente foda. Estava fisgado, e estou desde então (4 anos!) sendo puxado todos os dias pela órbita gravitacional da url www.malvados.com.br.

As pessoas limitam as prováveis influências de um artista àquilo que conhecem - então é natural que muita gente tenha apontado as Cobras do Luís Fernando Verissimo como principal fonte de inspiração para os Malvados, com suas duas figuras de poucos traços e muitas falas. Mas agora, conhecendo melhor o trabalho e o homem (de uma distância razoável, o cara é casado), posso ir além e dizer que Dahmer é o que é apesar das influências. Conhecer a obra de outros artistas faz pouca diferença para ele, porque sua visão de mundo é única - e chega ao papel através de um método de trabalho muito pessoal, provavelmente o fenômeno mais parecido com geração espontânea que observei entre os desenhistas que conheço.

Exemplo: não tem um CD em casa e faz um quadrinho sobre música na revista Bizz que é o melhor retrato/crítica dos fãs xiitas de rock. Dahmer é um pouco mesmo como alguns músicos, a educação formal não tem importância, tem ouvido perfeito para o humor.

E depois que vi seu excelente trabalho como artista plástico, percebi que na verdade subproduz seu traço quando vai fazer os quadrinhos, à moda do francês Wolinkski (outra influência importante e irrelevante para ele), talvez pela urgência em entregar sua mensagem.

"Deus sabe que não faço esses quadrinhos por mal", ele diz, e concordo. Acho que é mesmo uma necessidade física - se não é uma manifestação sobrenatural que temos a sorte de acompanhar todos os dias.

Um gênio, sem mais.


Arnaldo Branco

Exposição e Venda de Originais de André Dahmer
Quinta 5 de Outubro a partir das 19h
La Cucaracha – Rua Teixeira de Melo 31, Loja H – Ipanema, tel 2522-0103

Nenhum comentário: